“Clean” e o ultimato à adolescência do Soccer Mommy


Relaxante, mas um pouco triste” é a forma que Sophie Allison, a Soccer Mommy, define o som de sua banda na página oficial de seu Facebook. A curto e grosso modo, seria uma boa forma de apresentar o seu trabalho, entretanto o que contemplamos aqui vai muito (mas muito) além de uma simples sentença. Em seu segundo álbum de carreira, lançado pelo selo Fat Possum Records,Clean“, a cantora de Nashville reúne um autêntico apanhado de memórias, transformando em canções a difícil transição da adolescência para a vida adulta – cheia de dúvidas e decepções amorosas.

Clean” é uma obra carregada de melancolia, com guitarras que reverberam por vezes com carinho ou com rigidez, todo o desgosto da jornada de um jovem-adulto, quase funcionando como uma válvula de escape emocional que ecoa por quase todo o trabalho. Apesar de soar introspectivo, é fácil se identificar com as letras e adorar toda a ambientação implementada aqui. Comparando canções como “Scorpio Rising” e “Flaw“, conseguimos com facilidade analisar o caminho percorrido pelo registro, constantemente executando contrapontos entre os momentos serenos e de ira que Sophie pinta neste novo projeto. Com uma estrutura passional, acompanhamos toda a escalada sonora acontecer da forma mais intensa e profunda.

Combinando estilos como Lo-fi e Indie Rock, a Soccer Mommy imprime uma envolvente e empoeirada sonoridade, nos remetendo bastante a bandas que tem como referência chave para suas composições: Slowdive, Sonic Youth e Alex G. Mas ao mesmo tempo que produz suas canções com base nesses parâmetros, Sophie estranhamente elabora uma criação que tem lá o seu pé no Pop. Não é à toa, já que compositora se diz ser muito fã de cantoras como Avril Lavigne e Taylor Swift, nos quais praticamente passou toda sua adolescência ouvindo. Confiante no que produz, conduz a espécie de Rock Alternativo que faz em algo totalmente expansível, indo mais adiante com as fusões arquitetadas em sua música.

Operando como um “vivendo e aprendendo“, “Clean” é o ultimato do adolescente que não pode se negar a viver o frequente turbilhão de emoções desta etapa da vida. Todos esses sentimentos recriados durante seus 34 minutos de duração fundamentam uma coesa e honesta continuação à carreira do Soccer Mommy.

Flávia Denise

Jornalista & Music nerd. 😉

Flávia Denise

Jornalista & Music nerd. ;)