Arctic Monkeys: Tudo que sabemos (até agora) sobre o novo álbum

Desde meados de 2015, a banda britânica Arctic Monkeys está em hiato, período onde os integrantes puderam focar em seus trabalhos paralelos e até mesmo tirar aquela folguinha necessária. Entretanto, no ano passado começaram a surgir rumores sobre o possível retorno da banda, já que o baixista Nick O’Malley confirmou que o novo disco já estaria em fase de produção. Em entrevista a For The Ride, o integrante declarou que o lançamento seria feito em 2018, “se não, estaríamos com problemas“.

Pensando nisso, separamos algumas informações que podem te adiantar um pouco do que pode vir por aí novo projeto dos ingleses.


TURNÊ CONFIRMADA

Em meio a tantos boatos, a banda mudou sua foto na página oficial do facebook, trocando a logo antiga do álbum “AM” por uma nova – em sequência anunciou uma série de shows pela América do Norte, animando os fãs para uma possível revelação sobre o novo disco.

A primeira apresentação da banda em quatro anos, acontecerá em Los Angeles, no dia 5 de maio. O último show do Arctic Monkeys em terras brasileiras foi em 2013, quando estavam ainda divulgando seu último álbum de trabalho.

O QUE PODEMOS ESPERAR DO SEXTO ÁLBUM DO ARCTIC MONKEYS?

Em um encontro rápido com o baterista Matt Helders, um fã aproveitou a situação para questioná-lo sobre a data de lançamento do disco. Helders revelou: “está marcado para maio“. Há rumores de que as gravações do registro estejam sendo feitas em Sheffield, cidade natal do grupo – contudo, outras fontes afirmam de que na verdade a banda estaria gravando em um estúdio de Los Angeles. Resumindo, nada certo até agora. Foi na Califórnia onde a banda produziu seu aclamado “AM“, e o mais recente disco do The Last Shadow Puppets, “Everything You’ve Come To Expect“, projeto paralelo de Alex Turner com o músico Miles Kane.

Ainda para a For The Ride, Nick (o baixista) comentou que este disco vai soar mais pesado e sujo que os outros, pegando até um pouco da influência do trabalho de Kevin Parker na banda de rock-psicodélico Tame Impala. É bom lembrar que o quarteto já fez um cover de “Feels  Like We Only Go Backwards“, em 2014.

É bem provável que Josh Homme, vocalista do Queens Of The Stone Age, esteja envolvido (mais uma vez) na produção de pelo menos uma das músicas do novo material – desde “Humbug“, o integrante segue colaborando sempre nos novos projetos do grupo. Também é possível que Alexandra Savior, parceira de composição de Alex Turner, possa vir a adicionar alguns vocais extras em algumas das faixas. A informação que tem circulado nos veículos especializados sobre música, é a de que James Ford, produtor de longa data (da banda) esteja (talvez) mais uma vez a frente da elaboração do novo projeto.


Com muito hype, e uma infinidade de rumores, o sexto álbum do quarteto de Sheffield já é um dos projetos mais esperados desse ano. Conclusão? Certamente sua chegada sacudirá o cenário musical de 2018.

Flávia Denise

Jornalista & Music nerd. ;)