Dennis Villeneuve planeja fazer no mínimo dois filmes de “Duna”

Com o projeto de “Blade Runner 2049” finalizado, Denis Villeneuve está se preparando para dirigir “Duna” e ele não esconde os planos que tem para a adaptação do romance de Frank Herbert, de 1965. O diretor apareceu no Rendez-Vous du Cinema Quebecois na última semana, onde revelou ao público que “Duna” vai ser mais do que um único longa.

O plano de fazer dois filmes ou mais é apropriado, considerando que o livre de Herbert possui mais de 400 páginas. A versão de 1984 de David Lynch lutou para contar toda a história em pouco mais de duas horas. Existe um salto temporal na história que seria mais o menos o local ideal para dividir a adaptação em duas partes. A Warner Bros fez algo semelhante com a adaptação de “It: A Coisa”.

Esse plano poderia servir também para “Blade Runner 2049”, quando as filmagens rendeu ao longo da marca de quatro horas. Em vez de lançar “2049” em duas partes, Villeneuve e Warner Bros decidiram manter o filme em uma única versão.

“Duna provavelmente levará dois anos para ser feito “, disse Villeneuve. “O objetivo é gravar dois filmes, talvez mais”.

O diretor referiu-se a “Duna” como o filme que ele desejava fazer desde criança. Ele admitiu anteriormente que seu filme seria muito diferente da versão de Lynch. “David Lynch fez uma adaptação nos anos 80 que tem algumas qualidades muito fortes. Quer dizer, David Lynch é um dos melhores cineastas vivos, eu tenho um enorme respeito por ele”, disse Villeneuve em novembro de 2016. “Mas quando vi sua adaptação, fiquei impressionado, mas não era o que eu sonhei, então estou tentando fazer a adaptação dos meus sonhos. Não terá nenhuma ligação com o filme David Lynch”, completou o diretor.

Nenhuma data de lançamento foi definida para “Duna”. O que podemos dizer é que Denis Villeneuve se mantem no gênero da ficção científica após dirigir “A Chegada” e “Blade Runner 2049”.

Marcus Barreto

Jornalista de bem com a vida, fã de esportes e cinema.