Música: Januário a Sete Palmos


A cena de rock experimental segue em forte crescente na cidade de Fortaleza – agraciando os bons e velhos fãs da tão querida musica alternativa. Entre tantos projetos, a Januário a Sete Palmos entra (facilmente) no patamar dessas bandas novas que logo de cara te chamam atenção pelas letras e pela singularidade de suas canções. “Hiato Entre o Vão e o Nada“, primeiro EP do grupo produzido pela Nuvem Produções, alinha os primeiros passos de um projeto extremamente sincero e provindo de verdade.

Grande parte dos integrantes (sendo eles Erik Zarko, Gabriel Sousa e Italo) se conheceram no colégio, quando ainda tocavam em pequenos festivais realizados na escola. Em 2015 decidiram criar uma banda, e de idas e vindas chegaram à formação atual (com dois novos integrantes), Victor (no baixo) e Vagner (na bateria). Foram 2 anos de puro autoconhecimento, idealizando o que viria a ser a Januário daquele ponto em diante.

Com influências diversas no seu som, que vão desde Massive Attack à Tame Impala, o grupo flerta com um pouco de tudo  – também acrescentando e somando ao seu trabalho a bagagem musical de cada integrante. São composições carregadas de sentimento, nos quais a banda progride bem ao assimilar em canções, emoções tão cotidianas. É bonita a forma como o real se dissemina aqui, adiantando talvez a personalidade sensível da Januário em frente a frágil realidade do ser humano.

Destaque para a faixa “Pescador“, que introduz o disco de maneira sutil e gentil – apresentando arranjos suaves acompanhados de uma forte narrativa sobre o medo contínuo do mesmo. A grande surpresa aqui é variação sonora no minutos finais da música, onde podemos ter realmente a percepção das influências que cada integrante propõe neste projeto.

Hiato Entre o Vão e o Nada” é a perfeita definição do que o rock experimental oferta, dando luz ao que pode parecer incomum em um primeiro momento e fazer total sentido em um segundo depois. Afinal, são das diversas tentativas e experimentos que os lampejos mais bonitos são extraídos. Dito isso, você definitivamente deve ficar de olho nos próximos passos da Januário a Sete Palmos.

Flávia Denise

Jornalista & Music nerd. ;)