Festival de Veneza: “Suspiria”, “Roma”, “Beautiful Boy” e outras atrações

Ao longo dos anos o Festival de Veneza vem sendo uma grande vitrine para filmes que desejam ganhar um destaque ainda maior. Veneza é tão termômetro das principais premiações quanto o Festival de Toronto. Já que alguns longas-metragens não estiveram presentes esse ano em Cannes, sobrou para Veneza apresentar parte desses filmes para o público. A disputa entre eles promete ser acirrada e quem sai ganhando somos nós.

Embora ainda tenhamos de aguardar até o anúncio oficial, a Variety informa que há vários filmes aclamados que terão de ser estreados no Festival de Cinema de Veneza deste ano. Abrindo o caminho, temos “Suspiria“, de Luca Guadagnino, que é facilmente um dos filmes mais esperados do ano. “O Primeiro Homem“, estrelado por Ryan Gosling e dirigido por Damien Chazelle, já foi confirmado que abrirá a edição desse ano.

Outros filmes que também podem aparecer por Veneza incluem dois da Netflix, “Roma“, de Alfonso Cuarón, que recentemente foi escolhido para fazer parte do Festival de Cinema de Nova York (saiba mais aqui), e “Norway“, de Paul Greengrass. Ambos foram baixas em Cannes devido aquela disputa entre a organização do festival e o serviço de streaming.

Vários comentários sobre Oscar rondam a respeito dos filmes que estão na edição de Veneza desse ano. Incluindo os já mencionados “Suspiria” e “O Primeiro Homem“. Há conversas sobre possíveis prêmios em volta de alguns filmes que chegam ao festival, como “Beautiful Boy” e “A Star Is Born“, no qual ainda é uma incógnita aparecer no line-up.

Quanto a outros projetos de grande repercussão na estreia em Veneza, temos o filme “The Sisters Brothers“, de Jacques Audiard, estrelado por Jake Gyllenhaal e Joaquin Phoenix, e “The Favorite“, de Yorgos Lanthimos, estrelado por Emma Stone e Rachel Weisz. A HBO também vai aparecer no festival, exibindo sua série “My Brilliant Friend”.

Mas calma, infelizmente nem todos os projetos mais aguardados estarão em Veneza este ano. Há alguns filmes importantes que estão fora de cogitação. “Boy Erased“, de Joel Edgerton, e “If Beale Street Could Talk“, de Barry Jankins, não vão competir na edição deste ano.

Dito tudo isso, O Festival de Cinema de Veneza começa em 29 de agosto. Nós ficamos empolgados com essa quantidade de filmes reunidos em um único local, e você, ficou empolgado também?

Você pode assistir os trailers de alguns filmes citados um pouco abaixo.

Marcus Barreto

Jornalista de bem com a vida, fã de esportes e cinema.