Música: DEAN


A maneira mais lógica de explicar e introduzir o som desse sul-coreano seria desta forma: Pegue uma taça e coloque um pouco de The Weeknd, Zayn e uma quantia razoável de Drake… Entretanto, prefiro ir mais a fundo e mostrar que DEAN, este cantor e compositor de 24 anos, é sem dúvida alguma um desses artistas que você não pode deixar de conhecer.

Oriundo da Coréia do Sul, terra da crescente e avassaladora vertente K-POP – Kwon Hyuk (seu nome de batismo) se tornou um desbravador de águas ao trazer o R&B alternativo para uma zona totalmente dominada pelas coreografias e trends fashions (do K-POP) que cada vez mais chamam atenção do mundo por sua singularidade. Sob o pseudônimo de ‘Deanfluenza’, começou sua carreira compondo e trabalhando com artistas do meio como o rapper Keith Ape e as boy bands EXO e iKON. O produtor por fim estruturou seu terreno e em 2016 lançou seu primeiro EP intitulado ‘130 mood: TRBL‘.

Com clipes e produção musical invejável, o cantor tem como influência artistas como Miguel, Donald Glover e Kanye West, descrevendo seu som como cru, rebelde e de raiz. O desejo de despontar internacionalmente começou a criar asas neste ano, seguindo o rumo de outros estrelas da cidade de Seoul (como CL e Eric Nam) que se planejaram para suas estreias na América com muito cuidado. Em maio deste ano, Syd (da banda The Internet) se juntou a DEAN para a parceria na faixa ‘Love‘, nos proporcionando uma belíssima colisão de vozes e sons.

O cara que parece novo na indústria, tem sim muita bagagem e chama atenção aos poucos (dos ouvintes) pela sua voz, estilo e despretensão no que faz, dando vida à uma faceta nova que emerge diante de tantos clichês. Misturando elementos e procurando gradativamente ingressar no mercado norte-americano, DEAN com toda certeza, vale sua atenção.

Flávia Denise

Jornalista & Music nerd. ;)