Conheça o projeto Enquanto Estiver, dos estudantes de audiovisual da PUCRS

Os estudantes de audiovisual da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) estão preparando mais um projeto cinematográfico deles, chamado ‘Enquanto Estiver‘. A iniciativa nasceu através do desejo de produzir cinema acessível para todos os públicos. A equipe com 18 alunos idealizou o ‘Enquanto Estiver‘ como uma estrutura transmídia, que conta com um curta-metragem, um documentário e uma pagina no instagram. Esses três pilares sustentam a história da personagem principal do curta de diferentes maneiras.

A primeira produção da equipe é o curta-metragem nomeado como “Fora da Curva“, que tem Deise como sua protagonista, uma mulher que gosta de corrida, mas tem que reinventar seu mundo quando perde a visão. Além disso, a equipe também vai produzir um documentário, onde irão ouvir os depoimentos de pessoas reais que perderam a visão e continuam tendo relação com a corrida. Até o momento o documentário leva o nome provisório de “Sentido“. Confira abaixo as sinopses dos dois conteúdos.

Sinopse  do curta “Fora da Curva” : Deise é uma corredora entusiasta que se vê em um novo momento de superação, se reinventar depois de perder a visão durante uma corrida. Entre tentativas de voltar a correr e o estresse pós traumático, Deise encontra nos tsurus a expressão da sua esperança.

Sinopse do doc: Três corredores e deficientes visuais nos trazem diferentes reflexões sobre a visão, os sentidos e a liberdade.

A equipe está trabalhando no desenvolvimento do ‘Enquanto Estiver‘ desde agosto de 2018, as disciplinas que os auxiliaram na faculdade serviram para construir toda a produção. As diárias do curta de ficção estão programadas para março, e as do documentário entre os meses de abril e maio. Os alunos pretendem finalizar as projeções em julho para que elas sigam adiante para distribuição e exibição.


Para conseguir transformar o ‘Enquanto Estiver‘ e as produções que estão relacionadas a ele, a PUCRS disponibilizou equipamentos de imagem e som. Além disso, os estudantes iniciaram uma campanha no catarse, no qual vão utilizar a renda para cobrir outros custos como cachês de elenco, transporte, alimentação, cenário, locações, materiais necessários para as diárias e até mesmo o trabalho de finalização e os recursos de legenda e audiodescrição que serão inseridos nos filmes quando prontos. Entenda um pouco mais sobre a campanha de arrecadamento assistindo o vídeo abaixo!

Na conta oficial do instagram (@enquantoestive), eles disponibilizam pequenos acontecimentos do cotidiano da protagonista do curta, e também divulgam curiosidades e notícias relacionadas a iniciativa. Lá já podem ser encontradas algumas informações sobre o projeto, a equipe completa e em relação a Deise e os tsurus.

Restam menos de 15 dias para a arrecadação encerrar no catarse, caso tenha interesse de ajudar os futuros representantes do audiovisual nacional, basta clicar aqui para fazer sua parte.

Marcus Barreto

Jornalista de bem com a vida, fã de esportes e cinema.

Online Shopping in BangladeshCheap Hotels in Bangladesh