Festival de Cannes 2021: “Titane”, de Julia Ducournau se torna o segundo filme na história dirigido por uma mulher a vencer a Palma de Ouro

Festival de Cannes 2021: “Titane”, de Julia Ducournau se torna o segundo filme na história dirigido por uma mulher a vencer a Palma de Ouro

O 74º Festival de Cinema de Cannes chegou ao seu fim na noite do último sábado, dia 17. Em um artigo que publicamos recentemente demos ênfase no fato histórico que apenas um único filme dirigido por mulher conseguiu vencer a Palma de Ouro. “O Piano”, de Jane Campion, tinha sido o primeiro e único filme a levar prêmio, ato ocorrido em 1993, mas pelo o visto a edição desse ano veio se retratar. “Titane“, de Julia Ducournau saiu como o felizardo da noite e se tornou o primeiro filme dirigido por uma mulher a ganhar a Palma de Ouro desde que os anos 2000 começou.

O anuncio foi meio inusitado, já que Spike Lee, presidente do juro, anunciou o vencedor do festival antes da hora. Vale lembrar que Ducournau já tinha conquistado o prêmio de melhor diretora no festival, por “Raw“, em 2016. Veja os vencedores logo abaixo!


 

Palma de Ouro

Titane” – Julia Ducournau“

Grande Prêmio

“A Hero”, de Asghar Farhadi e  “Compartment no. 6”, de Juho Kuosmanen’s

Melhor Direção

“Annette”, de  Leos Carax

Melhor Roteiro

“Drive My Car”, de Hamaguchi Ryusuke and Takamasa Oe

Interpretação Feminina

“The Worst Person in the World”, de Renate Reinsve, 

Interpretação Masculina

“Nitram”, de Caleb Landry Jones

Prêmio do Júri

“Memoria”, de Apichatpong Weerasethakul; “Ahed’s Knee”, de Nadav Lapid


Os vencedores da seleção Un Certain Regard e entre outras categorias você pode conferir clicando aqui. O Festival de Cannes teve inicio dia 06/07 (terça-feira) e foi até o dia 17/07. O Cineasta brasileiro, Kleber Mendonça Filho integrou o júri nessa edição.

ARTIGOS RELACIONADOS