Restrospectiva 2020 | Invasão Latina, Bedroom Pop e o retorno da Disco Music

Restrospectiva 2020 | Invasão Latina, Bedroom Pop e o retorno da Disco Music

2020 de fato não foi um ano fácil. Com a pandemia do COVID-19, o mundo teve de se acostumar com um “novo normal”: quarentena, distanciamento social e máscaras por toda a parte. No meio disso tudo, e para a nossa alegria e sanidade mental, a música não parou.

A indústria fonográfica teve sim suas dificuldades, mas houveram apesar dos pesares, muitos lançamentos que conseguiram marcar o ano de forma extremamente positiva. Dentre tantas tendências, três estilos musicais obtiveram muito sucesso: o Reggaeton, o Bedroom Pop e o retorno totalmente inesperado da Disco Music.

Nessa lista, apresentamos os artistas que mais se destacaram em cada uma destas vertentes neste ano de 2020. Confira abaixo.


Reggaeton: Bad Bunny, Maluma e Karol G

A chamada Invasão Latina não é de hoje. Cantores como Ricky Martin, Shakira e Daddy Yanke participaram da primeira leva de artistas que alcançaram muito sucesso levando suas raizes à america do norte. Neste ano, nomes como o porto-riquenho Bad Bunny, e os colombianos Maluma e Karol G, continuaram a eternizar com muitos hits o legado latino nas terras do Tio Sam.

BAD BUNNY

Álbum: “YHLQMDLG” | Lançamento: 29/02/2020
Música: “Yo Perreo Sola

KAROL G

Música: “Bichota” | Lançamento: 23/10/2020

MALUMA

Álbum: “Papi Juancho” | Lançamento: 21/08/2020
Música: “Hawái


Disco Music: Dua Lipa, Jessie Ware e Kylie Minogue

Não há era mais glamurosa dos que os anos 70. Calças bocas de sino, muita brilhantina, roupas de paetê e é claro a grande estrela da década, a Disco Music. Pra quem não viveu a época (como eu), é importante saber que neste período artistas como Donna Summer, Diana Ross, Chic, Bee Gees e Earth, Wind & Fire bombavam nas chamadas discotecas, clubes destinados a festas com muita dança.

Trazendo referências de praticamente tudo que remete a este tempo, cantoras como Dua Lipa, Jessie Ware e Kylie Minogue, resolveram nos dar em 2020 uma verdadeira aula de como a Disco não ficou nada velha.

DUA LIPA

Álbum: “Future Nostalgia” | Lançamento: 27/03/2020
Música: “Levitating

JESSIE WARE

Álbum: “What’s Your Pleasure?” | Lançamento: 26/06/2020
Música: “Spotlight

KYLIE MINOGUE

Álbum: “Disco” | Lançamento: 06/11/2020
Música: “Real Groove


Bedroom Pop: Benee e Powfu

Em um ano tão caótico, poucas coisas nos salvaram da beira da loucura, uma delas foi o aplicativo de vídeos instantâneos Tik Tok. Vai negar que você não entrou pelo menos uma vez ao dia pra ver o que estava rolando lá?

Pois então, duas das canções mais tocadas nos chamados challenges ou desafios da plataforma foram “Supalonely” da cantora neozelandesa Benee, e “cup of coffe” do cantor canadense Powfu.

O que esses dois artistas tem em comum? O Bedroom Pop, novo estilo que tem chamado bastante a atenção da juventude. Com letras bem despretensiosas e apostando na simplicidade, o estilo que veio puxado pela cantora Clairo, é hoje uma grande potência das redes sociais.

BENEE

Álbum: “Hey u x” | Lançamento: 13/11/2020
Música: “Supalonely

POWFU

EP: “poems of the past” | Lançamento: 29/05/2020
Música: “death bed (coffee for your head)

ARTIGOS RELACIONADOS