System of a Down lança duas músicas novas para ajudar o povo de Artsaque e da Armênia

System of a Down lança duas músicas novas para ajudar o povo de Artsaque e da Armênia

Nesta última sexta-feira, 6, a banda System of a Down, motivada pelo conflito recente entre o Artsaque e o Azerbaijão, anunciou o lançamento de suas primeiras novas canções após um hiato de 15 anos. Intituladas “Protect The Land” e “Genocidal Humanoidz”, ambas as músicas devem ter todo o seu lucro destinado ao Fundo Armênia.

No mês passado, profundamente afetado pelos ataques surpresa injustificados e bombardeios de civis perpetrados pelo Azerbaijão e pela Turquia (a Turquia foi responsável pelo genocídio de 1,5 milhão de armênios em 1915, e negou isso por mais de 100 anos), John Dolmayan enviou uma mensagem de texto para seus três companheiros de banda. Dolmayan disse: “Eu mandei uma mensagem: ‘Não importa como nos sentimos um pelo outro, não importa quais questões permaneçam do passado, precisamos colocá-las de lado porque isso é maior do que o System of a Down e maior do que todos nós… precisamos fazer algo para apoiar nosso povo’”. Juntos, em uma teleconferência, todos expressaram a mesma preocupação e a importância vital de ajudar de alguma forma.

A agressão e a injustiça que estão sendo perpetradas contra o povo armênio em Artsaque e na Armênia pelo Azerbaijão e pela Turquia é uma violação dos direitos humanos e um crime de guerra“, disse o vocalista Serj Tankian. “Todos nós no System percebemos que esta é uma batalha existencial para o nosso povo, então isso é muito pessoal para nós. O que precisamos agora é que o mundo coloque a política de lado e apoie a Armênia, sancionando a Turquia e o Azerbaijão e reconhecendo Artsaque“.

O System of a Down também lançou um videoclipe para “Protect The Land”, que incorpora imagens recentes dos protestos e lutas em terra em Artsaque, mas de uma forma muito pessoal e estética. Como fez para todos os lançamentos anteriores do System, Odadjian produziu o videoclipe e fez a curadoria da capa e da arte da marca para o projeto. “Eu queria mostrar a unificação de nosso povo ao redor do mundo por uma causa comum, ilustrando o poder dos números”, disse ele, “então reunimos pessoas de todas as idades e profissões que acreditam e lutam por essa mesma causa. Uma coisa é ter uma ideia, mas vê-la ganhar vida, como aconteceu com este vídeo, foi simplesmente incrível”.

Na gravação de “Protect The Land” e “Genocidal Humanoidz”, Odadjian acrescentou: “Foi um grande prazer para nós estarmos juntos no estúdio novamente, muito reconfortante e natural, como se o tempo não tivesse passado”.


ARTIGOS RELACIONADOS